segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Grazi Massafera: gravidez mudou trama da atriz em ‘Aquele beijo’

| | Bla bla bla





Grazi Massafera

Grazi Massafera Fabio Rossi

RIO - Grazi Massafera ergue os dedos e exibe as unhas compridas como se fossem um troféu. Ansiosa confessa, teria agora todos os motivos para roê-las, um dos seus prazeres. Parte do time de protagonistas da novela "Aquele beijo", de Miguel Falabella, a atriz viu a trama de sua personagem, a modelo Lucena, ser adaptada em cima da hora em função da gravidez. Aos 29 anos, Grazi espera seu primeiro filho com o ator Cauã Reymond. Está no terceiro mês de gestação, mas ainda não teve a curiosidade de botar um travesseiro sob a roupa para imaginar como ficará daqui a pouco — somente estufa a barriga, ainda quase imperceptível. E jura não estar nem um pouco inquieta. Com nada.

— Sou ansiosa, mas não estou, sabia? Tô chocada com o tamanho da minha unha — conta Grazi, orgulhosa com a prova física do seu autocontrole.

Há quatro anos e meio ao lado de Cauã, a atriz planejava engravidar no ano que vem. Mas seu sorriso praticamente constante denuncia a felicidade ao realizar de uma vez "a vontade de toda mulher". A notícia só esbarrou num porém: Grazi estava prestes a estrear num dos principais papéis da novela das 19h.

Outro dia, cismei que não poderia dormir antes de comer um frango de padaria. Pedi para um amigo taxista buscar para mim

— Miguel foi uma das primeiras pessoas a saber, depois do meu marido. Ética profissional é fundamental e essa era a minha preocupação — afirma a atriz, que trabalhou com o autor em "Negócio da China", em 2008: — Miguel é muito flexível e criativo. Sabia que ele resolveria isso na história.

O dramaturgo admite que a gravidez da atriz definiu o caminho da vilã Lucena, "uma mulher com séria falha de caráter", nas palavras dele. Depois de fazer um mau casamento na Colômbia, a modelo voltou ao Brasil atrás do ex-namorado, Vicente (Ricardo Pereira). E mentirá ao dizer que espera um filho do advogado para se casar com ele.

— Eu assimilei imediatamente a notícia. Já havia pensado na possibilidade de Lucena engravidar e foi uma feliz coincidência — garante Falabella, cobrindo a paranaense de elogios: — Grazi é muito elegante e bem-intencionada. Ela está aprendendo enquanto trabalha. Já a vi quietinha no estúdio observando Marília Pêra (a grande vilã da trama) gravar.

A gravidez será acompanhada pela TV. Mas ainda não interferiu no ritmo das gravações e tampouco trouxe grandes mudanças à rotina da atriz, que só enjoou duas vezes. A comilona Grazi — característica conhecida desde que ela despontou para a fama, no "Big Brother Brasil", em 2005 — agora degusta frequentemente rodelas de limão temperadas com... Sal! E chega a salivar ao contar que tem atacado a geladeira de madrugada.

— Outro dia, cismei que não poderia dormir antes de comer um frango de padaria. Virei para o Cauã e disse: "Ai, amor, não vou fazer você sair de casa para isso". E pedi para um amigo taxista buscar para mim — relata, enquanto come pão, $de ovos mexidas e queijo branco num restaurante no Itanhangá, bairro onde mora.

Celebridade escolada, Grazi notou uma mudança no assédio do público, uma "comoção", como diz:

— Estou com o rei na barriga! Com a gravidez, ando na rua e as pessoas vibram. Parece que a Seleção Brasileira fez um gol.

Hoje, a única preocupação da atriz é com um comentário recorrente: o de que o bebê com o DNA de Grazi e Cauã só pode mesmo ser lindo.

— Ai, que compromisso que essa criança tem! Uma judiação... Ela pode puxar um parente — despista.

Beleza à parte, a atriz parece não ter grandes problemas: é estrela de TV e está casada (ainda quer oficializar a união) com um galã dos mais desejados. Ela dá de ombros para aquele papo de que vive um conto de fadas e enfatiza ter mesmo uma trajetória interessante. Mas, acima de tudo, real.

— A minha mãe se separou do meu pai e passou por muita coisa. Desde os 9 anos, eu me preocupo com minha independência financeira — reforça.

Hoje, antes dos 30, ela conquistou tudo — e muito mais — que sempre imaginou ter na vida. Razão que a levou para o divã, há um ano.

— Não é que eu tenha realizado tudo, mas já tenho a minha casa, a casa da minha mãe, um marido e um trabalho. Comecei a análise para renovar meus sonhos — tenta explicar.

A decisão já surtiu efeito, testemunha Cauã.

— Não sei se ela percebeu isso, mas a terapia ajudou muito a Grazi como atriz. Fez com que ela tomasse consciência de coisas que antes eram mais instintivas — destaca ele.

Casado com um mulherão, que recentemente encarou uma pin-up em capa de revista masculina, Cauã prefere apontar outros predicados da atriz. E $aprender muito com ela, que costuma apresentar ao ator filmes clássicos que ele não conhecia:

— A gente não conversa toda hora sobre trabalho para não ser um casal chato que só fala disso. Mas temos papos pontuais sobre a profissão e ela, por me conhecer bem, me ajuda muito como ator.

Quem convive com Grazi de perto identifica muito da garota do interior, nascida em Jacarezinho — ela já perdeu o sotaque carregado, mas ainda pronuncia a letra erre de forma arrastada. Amiga da atriz desde que trabalharam na novela "Desejo proibido", de 2007, Ana Lima a chama de irmã.

— Grazi tem um lado meio matuto, simples, mas a cabeça de uma pessoa analisada — conta Ana, que liga para a amiga quando a vê deslumbrante nas revistas: — Em casa, é zero glamour. Ela faz a própria unha, traz creme para a gente passar no cabelo durante a sauna e não pode entrar num elevador com espelho que espreme um cravo ou espinha.

Amiga de Grazi e Cauã, a preparadora de atores Andréa Cavalcanti entrega: a atriz imita (e com perfeição) pessoas próximas. Ela presenciou o salto profissional da aluna. Trabalharam juntas em "Negócio da China" e se reencontraram em "Aquele beijo".

— Antes, ela tinha feito personagens mais simples (em "Páginas da vida", de 2006, e "Desejo proibido"). Talvez tenha entendido o que é ser atriz na última novela de Miguel. Foi uma trama difícil, que passou por muitas crises, mas a Grazi não desanimou.

Diretor que apostou na atriz como protagonista pela primeira vez — contrariando até Falabella, que depois se rendeu ao trabalho de Grazi —, Mauro Mendonça Filho afirma que ela sempre teve uma noção muito honesta da profissão.

— "Negócio da China" foi feita às pressas e a Grazi apareceu na hora em que não tínhamos outra opção. Ela foi incrível no teste e banquei. Mesmo assim, começou a novela com todo mundo torcendo o nariz para ela. E terminou sendo admirada por atores de respeito do elenco — recorda Mauro.

Em dezembro, a atriz fará sua estreia no cinema autoral, na comédia "Billi pig" — ela participou de "Didi, o caçador de tesouros", em 2005, logo depois de sair do "BBB". Dirigida por José Eduardo Belmonte, faz par com Selton Mello e também contracena com um porco de pelúcia. Dialogar com um objeto inanimado foi uma das coisas mais difíceis que já fez na carreira, alega a atriz, que também chegou a ensaiar dentro de uma caixa de papelão, um dos métodos usados pelo diretor.

— Sentir-se insegura faz crescer. Mas você não pode travar — ensina.


0 comentários: